Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante - EFOMM - é uma Instituição de Ensino Superior Militar, mantida e administrada pela Marinha do Brasil. A EFOMM funciona como um centro de referência da IMO (International Maritime Organization ou Organização Marítima Internacional, braço da ONU que atua em assuntos relacionados a atividade marítima no mundo) para a formação de Oficiais da Marinha Mercante para a região da América do Sul.

Após a declaração de Praticantes, os alunos são desligados do Serviço Ativo da MB, incluídos como Guarda-Marinha na Reserva, de acordo com a legislação em vigor. Como alunos civis, passam a ser regidos pelas Normas do Ensino Profissional Marítimo (EPM) e o Regimento Interno dos Centros de Instrução.

Ao terminar o curso, o aluno será declarado Bacharel em Ciências Náuticas (curso de nível superior), e passará a integrar o Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil, no posto de 2º Tenente.

O vestibular da EFOMM é realizado anualmente, e é aberto para candidatos de ambos os sexos, que já tenham ou estejam concluindo o segundo grau, que sejam brasileiros e que tenham entre 17 e 24 anos.