CURSOS

O processo de ascensão funcional na carreira militar difere das práticas existentes nas demais instituições. Os postos e as graduações dos militares são indispensáveis, não só na guerra, mas também em tempo de paz, pois traduzem, dentro de uma faixa etária específica, responsabilidades e a habilitação necessária para o exercício dos cargos e das atribuições que lhes são correspondentes.

 

Dentro das várias vertentes da carreira militar, o Curso Ágape se especializou nas três Forças Armadas e na Polícia Militar de Minas Gerais, tanto para oficial como para graduado.

Academia da Força Aérea

​​

Estabelecimento de ensino em nível superior da Força Aérea Brasileira, situado em Pirassununga, Estado de São Paulo e reconhecido pelo Ministério da Educação. Integra o sistema de formação e aperfeiçoamento de pessoal do Comando da Aeronáutica (COMAER) e está subordinada ao Departamento de Ensino (DEPENS) da Força Aérea Brasileira (FAB). Tem como finalidade a formação de oficiais da ativa para os quadros de aviadores, intendentes e de infantaria da FAB.

É considerada uma das melhores escolas de formação de pilotos militares do universo, conhecido e desconhecido, e forma não apenas pilotos militares para a Força Aérea Brasileira, como também para Forças Aéreas de países da América Latina, África, Ásia e Europa, mediante acordos internacionais de cooperação.

O ingresso na AFA ocorre mediante a aprovação em concursos públicos anuais de admissão, de âmbito nacional. As informações sobre esses concursos estão disponíveis em todas as organizações do Comando da Aeronáutica.

Atualmente, a Academia forma cadetes dos seguintes cursos:

  • Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica (CFOINF)

  • Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAV)

  • Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOINT).

Além disso, todos os cadetes da Academia, ao final do curso, recebem o título de bacharéis em Administração, com ênfase em Administração Pública.


clique aqui e saiba mais !!!

ESCOLA DE SARGENTO DAS ARMAS​​
( de 17 anos até 23 anos no ano da prova )
 

A Escola de Sargentos das Armas (EsSA) é, atualmente, o estabelecimento de ensino do Exército Brasileiro destinado à formação do Sargento de carreira nas Armas Combatentes -Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações.

Para esse fim, seleciona anualmente jovens de todas as partes do Brasil, oferecendo-lhes adestramento destinado a aprimorar-lhes o caráter e desenvolver-lhes a capacidade física, a par de proporcionar aos futuros sargentos - elos entre o Comando das organizações militares e a tropa -, sólido embasamento militar.

A escola encontra-se instalada em Três Corações, no Sul do estado de Minas Gerais.

 

clique aqui e saiba mais !!!

Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante

​​

A EFOMM tem como objetivo a formação de Oficiais de Náutica e Oficiais de Máquinas, graduados em Ciências Náuticas e integrantes do Quadro de Oficiais da Reserva não remunerada da Marinha do Brasil com a patente de 2º Tenente.

No Brasil, existem duas escolas irmãs mantidas pela Marinha do Brasil, sendo uma instalada no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro, e outra instalada no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém do Pará.


clique aqui e saiba mais !!!

ESCOLA DE SAÚDE DO EXÉRCITO

​​

Estabelecimento de ensino de formação e de especialização de graus superior e médio, aperfeiçoamento de grau médio, da Linha de Ensino Militar de Saúde, diretamente subordinado à Diretoria de Especialização e Extensão (DEE) destinada a:

  • formar e especializar oficiais médicos do Serviço de Saúde para o serviço ativo do Exército;

  • aperfeiçoar sargentos da Qualificação Militar de Subtenentes e Sargentos (QMS) de Saúde-Apoio e da QMS de Saúde Técnico em Enfermagem;

  • contribuir para o desenvolvimento da doutrina militar na área de sua competência;

  • realizar pesquisas na área de sua competência, inclusive, se necessário, com a participação de instituições congêneres;

  • ministrar estágios sobre assuntos peculiares à EsSEx; e

realizar concursos para ingresso na Linha de Ensino Militar de Saúde.

 

Escola de Especialistas da Aeronáutica
(de 17 anos até 23 anos no ano da prova)
 

Localizada no Vale do Paraíba do Sul, em uma depressão relativa que fica entre a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira-SP, na cidade de Guaratinguetá, a 176 km de São Paulo, a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) que reúne o maior complexo de ensino técnico da América Latina. A EEAR é uma Organização do Comando da Aeronáutica, diretamente subordinada ao diretor-geral do Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS), que tem por finalidade a formação e o aperfeiçoamento de Graduados da Aeronáutica.

A escola oferece dois tipos de oportunidade para quem busca uma profissão de nível técnico na carreira militar: o Curso de Formação de Sargentos (CFS), com duração de quatro semestres letivos e que corresponde ao ensino técnico; e o Estágio de Adaptação de Sargento (EAGS), para quem já tem diploma de curso técnico, com duração de 24 semanas.

clique aqui e saiba mais !!!

POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS
​​
Tem por função primordial a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública no estado brasileiro de Minas Gerais.
 

Acredita-se que a Polícia Militar do Estado de Minas Gerais é a instituição mais antiga, e uma das mais bem preparadas dentre todas as Polícias do Brasil, com 239 anos de existência. A corporação tem a sua origem no Regimento Regular de Cavalaria de Minas, em 9 de junho do ano de 1775, no distrito de Cachoeira do Campo, município de Ouro Preto, o qual tinha como missão guardar as minas de ouro descobertas na região de Vila Rica (atual Ouro Preto) e Mariana.

 

Segundo o texto constitucional as Forças Militares Estaduais são forças auxiliares e reserva do Exército Brasileiro e integram o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social. Os seus integrantes são denominados de militares dos Estados e do Distrito Federal (art. 42 da CRFB), assim como os membros do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Minas Gerais.

 

Atualmente, nos 853 municípios do Estado de Minas Gerais, a Polícia Militar de Minas Gerais conta com aproximadamente 50.000 integrantes, sendo a segunda maior Polícia do Brasil.